Nordeste Rural | Homepage

Orientações para uso correto dos agrotóxicos

🕔20.set 2017

roupa agrotóxicosAgrotóxicos fazem parte de um conjunto de tecnologias usadas nas atividades agropecuárias e que permitiram um significativo aumento na produção e na produtividade. Sem tecnologias como essas, o preço dos alimentos seria mais elevado, pois a oferta seria bem menor. No entanto, se forem manuseados e aplicados de forma errada, os agrotóxicos podem prejudicar a saúde do próprio produtor rural e também dos consumidores.

Para a pesquisadora da Embrapa Hortaliças, Neide Botrel, o agricultor deve tomar alguns cuidados para o uso do agrotóxicos pelos trabalhadores no manuseio e aplicação.”O agrotóxico tem que estar registrado no Ministério da Agricultura, em primeiro lugar. E o agrotóxico é específico pra cada cultura. Você não pode pegar um agrotóxico de batata e aplicar no milho. Então, ele tem que estar registrado para a cultura”, esclarece Neide. “Além do mais, o trabalhador tem que estar com todos os equipamentos de proteção porque o agrotóxico pode ser absorvido, por exemplo, pela pele e pelo nariz, por inalação”, acrescenta.

É importante ressaltar que a utilização de agrotóxicos, de acordo com as recomendações técnicas, é uma prática segura para produtores, consumidores e para o meio ambiente. Assim, os riscos estão no mau uso desses produtos. A contaminação por agrotóxicos é um problema sobretudo para os trabalhadores rurais, que trabalham diretamente com esses produtos.

A aplicação inadequada de agrotóxicos pode causar problemas neurológicos e tumores, por exemplo. Isso pode ocorrer quando o agricultor não utiliza os equipamentos de proteção ou manipula esses produtos de forma inadequada. No caso do consumidor, a ingestão de alimentos com resíduos de agrotóxicos pode, a longo prazo, causar problemas de saúde.

Uma importante recomendação que o produtor tem que seguir para evitar contaminações por agrotóxicos, é seguir as recomendações do fabricante, como concentração e período de carência. O período de carência é o tempo, geralmente em dias, entre a última aplicação do agrotóxico e a colheita do alimento. Isto já vem determinado em bula, para cada agrotóxico e cultura, pelo fabricante do produto. Durante esse prazo, o agrotóxico é eliminado pela própria planta.

Para o consumidor, lavar os alimentos antes de comê-los é muito importante para remover os resíduos que estejam na parte externa de frutas e hortaliças, por exemplo. Porém, existe um tipo de agrotóxico, chamado sistêmico, que age no interior da planta. Principalmente para esses produtos, é importante que o agricultor respeite o período de carência.

 

Similar Articles

Um porta-enxerto híbrido ajuda a proteger o plantio de pimentão contra as pragas

Um porta-enxerto híbrido ajuda a proteger o plantio de pimentão contra as pragas 0

É o BRS Acará, porta-enxerto híbrido que tem como público-alvo produtores de pimentão em cultivo

Receita:  Sopa de Cebola

Receita: Sopa de Cebola 0

Esta sopa está no cardápio do restaurante 150 Maksoud, localizado no Hotel Maksoud Plaza, em

Tempo beneficia as lavouras de inverno

Tempo beneficia as lavouras de inverno 0

O tempo no Brasil vai se dividir entre a faixa litorânea do nordeste e o

Reconhecidos os primeiros vinhos brasileiros produzidos na técnica de boas práticas

Reconhecidos os primeiros vinhos brasileiros produzidos na técnica de boas práticas 0

A Vinícola Ravanello, no município de Gramado (RS), é a primeira empresa brasileira a apresentar

A importância e a produção mundial de mamona

A importância e a produção mundial de mamona 0

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO),

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE