Nordeste Rural | Homepage
[ X ]
O VINHO, o churrasco e os churrasqueiros

O VINHO, o churrasco e os churrasqueiros

🕔04.nov 2014

vinho e churrascoOlá, queridos enófilos!

 

Nas minhas andanças pelo maravilhoso mundo dos vinhos sempre aparecem figuras pitorescas. Como diria o poeta Jessier Quirino: tem gente pra tudo e ainda sobra um pra tocar gaita. Há aquelas pessoas que falam mal do vinho e dos rituais dele desprezando totalmente a necessidade de aguçar os seus sentidos: tato, olfato, visão, degustação e audição (sim, audição, ou vocês esqueceram o barulho que as taças fazem quando brindamos?).

Porém, também há aquelas figuras que denominamos “enochatos”, aqueles que elevam à máxima potência o exagero nesses rituais tradicionais e obrigatórios, e o fazem como forma de espetáculo. Penso que enochatos são os dois tipos. Entretanto, a figura pitoresca da qual me permito falar hoje é nada mais, nada menos que o excelentíssimo churrasqueiro, este ser de fundamental importância para o mundo paralelo do vinho.

O nobre churrasqueiro nos proporciona uma das mais antigas harmonizações, pois a carne é companheira do vinho há muito tempo, mas isso é outra história.

Temos por aqui o privilegio e a honra de termos dois grandes churrasqueiros autodidatas que disputam o título de melhor churrasqueiro da família. Meus amigos e compadres travam uma disputa através de seus estilos onde quem ganha são os convidados, sempre. Um defende o corte da carne e o outro defende a própria carne, porém o que eles não sabem (e desde já peço que não lhes digam), é que eles dois (os compadres) se complementam. Harmonizar vinho bom com churrasco bom é o que há de melhor, principalmente para quem os acompanha.

Um é arquiteto e o outro fisioterapeuta e, sem se darem conta, exercem suas técnicas profissionais para nos dar prazer. O arquiteto prima pela riqueza dos detalhes no corte a ser dado em cada tipo de carne; já o fisioterapeuta consegue sentir e nos transmitir o que a carne pode render apenas com o toque de suas mãos.

Conheço um pouco de vinho, mas, pelo que meus compadres me transmitem através dos seus truques com as carnes, acredito que, assim como fazer vinho, fazer churrasco também é uma arte e por isso não poderíamos deixar de homenagear, além do vinho e do churrasco com seus cortes e carnes nobres, o pitoresco churrasqueiro.

Dito isso, recomendo para acompanhar churrasco primordialmente os vinhos elaborados com a uva cabernet sauvignon, mas também a carmenere por esta ser de aroma e sabor herbáceo – vai muito bem com o defumado das carnes. Os vinhos da uva malbec acompanham os churrascos argentinos, talvez por serem predominantes lá, mas não no resto do mundo.

 

Fernando Antonio de Queiroz Fonseca Jr.

TONY

Similar Articles

Acaba de ser lançado o anuário da Cachaça brasileira em 2019

Acaba de ser lançado o anuário da Cachaça brasileira em 2019

O documento tem como objetivo principal tornar público os dados de registro de estabelecimentos e

Uma experiência inesquecível para os amantes do vinho

Uma experiência inesquecível para os amantes do vinho

Agora será possível fazer o próprio vinho, A ideia é da Vinícola Miolo que resolveu

Terras milenares para produção de vinhos. Vamos conhecer os Vinhedos da Turquia

Terras milenares para produção de vinhos. Vamos conhecer os Vinhedos da Turquia

O país é o quinto maior de uvas e vinhos do mundo. A Turquia tem

Aproveitando o almoço da Páscoa para harmonizar com bons vinhos

Aproveitando o almoço da Páscoa para harmonizar com bons vinhos

Uma das mais antigas tradições no domingo de Páscoa é um bom vinho acompanhando um

Festa dedicada a uva e o vinho durante todo mês de março

Festa dedicada a uva e o vinho durante todo mês de março

É a Vindima uruguaia, onde as vinícolas apresentam os segredos da arte e o processo

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE