Nordeste Rural | Homepage

O produtor deve se preocupar com a qualidade de fertilidade do solo

🕔12.mar 2018

analise de soloÉ muito importante que o produtor faça a análise de solo para avaliar como está a sua fertilidade, visando uma adequada correção da acidez e adubação das culturas, diminuindo perdas e maximizando seus lucros. Um solo fértil é o que oferece as melhores condições para as plantas crescerem com saúde e produzirem alimento. A fim de manter o solo sempre produtivo ele deve ser protegido para evitar a erosão causada pela chuva.

Medidas como usar máquinas somente quando o solo não estiver muito úmido, plantar em nível, fazer terraços, manter o solo sempre coberto com restos de culturas e com plantação ajudam bastante. Os pesquisadores Ricardo Trippia dos Guimarães Peixoto e Rodrigo Demonte Ferraz explicam como se pode fazer a avaliação da fertilidade do solo, desde o momento da coleta do solo na propriedade até a entrega no laboratório e posterior recebimento dos resultados. “O produtor não deve esquecer de informar o histórico de uso daquela gleba com informações resumidas sobre o que ele aplicou de calcário, fertilizantes, estercos, que cultura ele plantou e o que pretende plantar”, afirma Trippia. O agricultor não deve enviar sua amostra para laboratórios de outros estados.

Para a interpretação correta dos resultados da análise laboratorial, que é fundamental para a definição do tipo e quantidade de fertilizante a ser aplicado no solo, é indispensável que o produtor conte com o auxílio de um profissional local de assistência técnica, como um engenheiro agrônomo. Rodrigo Demonte orienta os produtores a verificarem se o laboratório escolhido está inserido em um Programa de Qualidade de Análise de Solo, pois assim o laudo produzido terá a garantia ou certificação de qualidade. A mesma preocupação deve ser observada quanto à qualidade dos fertilizantes e corretivos. “É bom lembrar que eles possuem inscrição no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento o qual tem normas para produção e comercialização desses produtos de modo a garantir sua qualidade”, destaca.

 

 

Similar Articles

Um porta-enxerto híbrido ajuda a proteger o plantio de pimentão contra as pragas

Um porta-enxerto híbrido ajuda a proteger o plantio de pimentão contra as pragas 0

É o BRS Acará, porta-enxerto híbrido que tem como público-alvo produtores de pimentão em cultivo

Receita:  Sopa de Cebola

Receita: Sopa de Cebola 0

Esta sopa está no cardápio do restaurante 150 Maksoud, localizado no Hotel Maksoud Plaza, em

Tempo beneficia as lavouras de inverno

Tempo beneficia as lavouras de inverno 0

O tempo no Brasil vai se dividir entre a faixa litorânea do nordeste e o

Reconhecidos os primeiros vinhos brasileiros produzidos na técnica de boas práticas

Reconhecidos os primeiros vinhos brasileiros produzidos na técnica de boas práticas 0

A Vinícola Ravanello, no município de Gramado (RS), é a primeira empresa brasileira a apresentar

A importância e a produção mundial de mamona

A importância e a produção mundial de mamona 0

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO),

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE