Nordeste Rural | Homepage

O melhor jeito de produzir leite de cabra

🕔14.mar 2018

leite de cabraOs caprinos fazem parte da dieta alimentar da população da região Nordeste do Brasil e seus produtos são uma boa fonte de renda para o pequeno produtor familiar. O leite de cabra tem uma boa quantidade de minerais como cálcio e fósforo. O leite de cabra é mais digestivo porque possue um grande número de ácidos graxos saturado de cadeia curta e glóbulos de gordura de menor tamanho, o que lhe dar alto valor biólogo e nutricional. Segundo o médico veterinário João Pereira “o leite de cabra é bem mais valorizado e aceito pelo mercado trazendo um retorno econômico muito maior em comparação com os animais de grande porte”.

Para se produzir leite de cabra com qualidade, são necessários alguns cuidados com a alimentação das fêmeas leiteiras, que precisa ser mais rica em proteínas. Segundo o médico veterinário Farouk Zacharias “o fornecimento destes alimentação no período correto, que é no terço final da gestação em torno de cem dias, vai ter repercussão muito grande no volume de leite produzido, na recuperação da fêmea depois da lactação e no próprio volume do leite”. Leguminosas como o guandu e a leucena, que possuem grande quantidade de proteína, são algumas alternativas recomendadas.

Outro cuidado diz respeito à higiene, que deve ser rigorosa para permitir o controle das principais doenças infecciosas, sem provocar perda no valor nutricional do leite, e sem comprometer a glândula mamaria da cabra. Para evitar prejuízos, algumas medidas simples já são suficientes, como se certificar de que os materiais usados para fazer a ordenha estão limpos. O ordenhador deve estar com as mãos limpas, unhas cortadas, cabelos e barbas bem feitos.

É muito importante que na hora da ordenha os animais sejam separados entre as que tiveram e as que não tiveram mamite, a infecção na glândula mamária. Os animais que estão infectados devem ser colocados em um terceiro grupo, cujo leite será desprezado. O leite deve ser pasteurizado o mais rápido possível, para não ocorrer alterações.

 

Similar Articles

Reconhecidos os primeiros vinhos brasileiros produzidos na técnica de boas práticas

Reconhecidos os primeiros vinhos brasileiros produzidos na técnica de boas práticas 0

A Vinícola Ravanello, no município de Gramado (RS), é a primeira empresa brasileira a apresentar

A importância e a produção mundial de mamona

A importância e a produção mundial de mamona 0

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO),

Os benefícios do milhos como alimento

Os benefícios do milhos como alimento 0

O cereal é bastante nutritivo.  De acordo com a nutricionista Bianca Naves, da Predilecta, o

Pernambuco faz uma boa cobertura de vacinação contra a aftosa

Pernambuco faz uma boa cobertura de vacinação contra a aftosa 0

Os dados divulgados pela Adagro de Pernambuco confirmam que 94% do rebanho do Estado foi

Será no mês que vem, no Brasil, o maior festival de vinho da América Latina

Será no mês que vem, no Brasil, o maior festival de vinho da América Latina 0

É o Rio Wine And Food Festival que chega aos seu 6º ano de realização.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE