Nordeste Rural | Homepage
[ X ]

O crescimento do mercado de cavalos no Brasil

🕔26.dez 2015

abqm-quarto-de-milhaO mercado de cavalos cresce a cada ano e muitos criadores e amantes tem realizado altos investimentos em diversos segmentos de atuação destes animais como: esporte, entretenimento e até como opção para ter mais saúde. Para se ter uma ideia, somente o setor de ração para equinos registrou crescimento de 5,9% comparado ao ano anterior, de acordo com os últimos dados divulgados em 2014 pelo Sindirações (Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal).

O Brasil registrou, em 2013, cerca de 5,312 milhões de equinos (IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2014), sendo que 24,4% desta população está concentrada na região sudeste. Entre os estados, o destaque vai para São Paulo que, com 363.380 cabeças, reúne a maioria das associações de criadores, indústrias de medicamentos veterinários, leilões e eventos equestres. A raça predominante é o Quarto de Milha, principalmente entre Bauru, Marília e Presidente Prudente.

Apesar de a maioria da tropa do país ainda atuar em trabalhos agrícolas, o cavalo ganhou o coração dos criadores, que passaram a entender os benefícios que o animal proporciona ao ser humano. Há centenas de haras espalhados pelo Estado de São Paulo que proporcionam diversas atividades, dentre elas a equoterapia que tem como objetivo oferecer equilíbrio, autoestima e autoconfiança. São vários adeptos a este exercício: desde criança com deficiência e/ou com necessidades especiais a executivos que necessitam mais concentração e equilíbrio em suas ações. É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial. Outra prática adotada pelos apaixonados é a cavalgada. Uma terapia contra o estresse ao ar livre, regada de uma bela paisagem, música sertaneja, descontração e conversa fiada entre os amigos.

Independente da atividade que o cavalo irá exercer, todos os cuidados são necessários para que ele tenha um bom desempenho. É primordial que disponha de uma alimentação equilibrada e balanceada. “Hoje em dia, os criadores entendem a importância de investirem em tecnologias de manejo alimentar e sanitário para cavalos nas diversas fases da vida. Uma dieta balanceada garante maior produtividade, diminui os riscos de doenças e reduz os custos com veterinários e medicamentos” ressalta Claudia Ceola, médica veterinária e supervisora técnica de equinos da Guabi.

Com o objetivo de proporcionar momentos agradáveis entre o cavalo e seu dono, a Guabi desenvolveu o Horsecrek, um suplemento alimentar funcional, que atua diretamente no metabolismo da Serotonina, o hormônio do bem estar, proporcionando ação antiestresse ao animal.

 

Similar Articles

São João mexe com a vida nas cidades do Interior

São João mexe com a vida nas cidades do Interior 0

E começa pela entrada da cidade. As administrações municipais fazem questão de mostrar os sinais

Oficialmente o inverno começa na próxima sexta-feira e vai ter influência do El Niño

Oficialmente o inverno começa na próxima sexta-feira e vai ter influência do El Niño 0

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o inverno, que começa oficialmente nesta

Feira – Oferta imperdível nas melhores terras de Pernambuco

Feira – Oferta imperdível nas melhores terras de Pernambuco 0

Vendo uma propriedade “Laranjeiras” com 70 hectares, com água perene, localizada nas melhores terras do

Brasil monta barreira sanitária contra a entrada da Peste suína africana no criatório nacional

Brasil monta barreira sanitária contra a entrada da Peste suína africana no criatório nacional 0

Este é o desafio das autoridades sanitárias do Brasil que pretendem manter animais livres da

Mudanças na temperatura global aumentam os riscos de doenças no cultivo do feijão

Mudanças na temperatura global aumentam os riscos de doenças no cultivo do feijão 0

Com o aumento da temperatura do planeta, muitas doenças de plantas podem alterar sua distribuição

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE