Nordeste Rural | Homepage
[ X ]

O avança das inovações tecnológicas no campo tem estímulo

🕔10.jun 2019

forum de tecnologiaCerca de 67% das propriedades agrícolas do país usam algum tipo de tecnologia, seja na área de gestão dos negócios ou nas atividades de cultivo e colheita da produção. Por isso, e para estimular a ampliação de uso dessas tecnologias que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove amanhã, dia 11 de junho, em Carambeí (PR), o primeiro Fórum Regional de Inovação Agropecuária (FIA). O evento pretende identificar as dificuldades e oportunidades para promover a melhoria do ambiente de inovação nas diversas regiões brasileiras.

O encontro será aberto pelo secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI) do Mapa, Fernando Camargo, e contará com a palestra do conselheiro agrícola da Embaixada do Reino Unido dos Países Baixos, Bert Rikken, entre outros.

Fernando Camargo explicou que o Brasil tem um grande desafio nos próximos anos que é o de aumentar em cerca de 70% a produção agrícola nacional. “Não vamos conseguir atingir esta meta apenas aumentando a produtividade, sem necessariamente elevar a área plantada. E como vamos vencer este desafio? Com tecnologia e inovação”, disse o secretário.

Ele adiantou que o FIA pretende apresentar as principais demandas de inovação para melhorar a produtividade da agricultura brasileira. “Com isso, a contribuição de países que já estão na vanguarda no processo de inovação agrícola poderá ser indispensável na agregação de novas tecnologias no processo agrícola nacional”.

O diretor de Inovação Agropecuária da SDI/Mapa, Luís Cláudio França, destacou que os principais gargalos para Agricultura 4.0 vai da conectividade no campo as dificuldades de novos arranjos financeiros para aquisição de equipamentos e serviços, incluindo a dificuldade de mão de obra qualificada e os altos custos de hardware e softwares.

“Quando o produtor quer algum tipo de informação tecnológica, ele é quase que obrigado a ir até uma cidade mais próxima para poder ter uma conectividade, poder entrar em contato com algum especialista. O que queremos é que as empresas, universidades ou institutos tecnológicos possam ajudar o agricultor no campo e em tempo real, de forma que ele possa identificar uma determinada praga e naquele momento ele já tirar suas dúvidas de como agir, para poder eliminar aquela praga e não deixar que ela se propague dentro do seu campo”. É o chamado assistência técnica ou extensionismo virtual.

Serão realizados outros fóruns regionais de Inovação Agropecuária nas cinco regiões do território brasileiro que servirão de modelos preparatórios para o lançamento e execução do Fórum de Inovação Agropecuário (FIA), evento de dimensão internacional, a ser realizado em 2020.

Similar Articles

São João mexe com a vida nas cidades do Interior

São João mexe com a vida nas cidades do Interior 0

E começa pela entrada da cidade. As administrações municipais fazem questão de mostrar os sinais

Oficialmente o inverno começa na próxima sexta-feira e vai ter influência do El Niño

Oficialmente o inverno começa na próxima sexta-feira e vai ter influência do El Niño 0

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o inverno, que começa oficialmente nesta

Feira – Oferta imperdível nas melhores terras de Pernambuco

Feira – Oferta imperdível nas melhores terras de Pernambuco 0

Vendo uma propriedade “Laranjeiras” com 70 hectares, com água perene, localizada nas melhores terras do

Brasil monta barreira sanitária contra a entrada da Peste suína africana no criatório nacional

Brasil monta barreira sanitária contra a entrada da Peste suína africana no criatório nacional 0

Este é o desafio das autoridades sanitárias do Brasil que pretendem manter animais livres da

Mudanças na temperatura global aumentam os riscos de doenças no cultivo do feijão

Mudanças na temperatura global aumentam os riscos de doenças no cultivo do feijão 0

Com o aumento da temperatura do planeta, muitas doenças de plantas podem alterar sua distribuição

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE