Nordeste Rural | Homepage

Idéias novas para melhorar o agronegócio serão premiadas

🕔13.jul 2017

agrotechÉ o que se chama de apostar em ecoinovação no setor de agronegócios. Startups e empreendedores interessados têm uma oportunidade inédita de apresentar ideias e propostas para dar soluções a problemas da cadeia de produção de grãos. Tudo isso por meio do Camp de Ecoinovação Agrotech: Sustentabilidade para a Cadeia de Grãos, resultado de uma parceria entre o Sebrae, a Embrapa e a ONU Meio Ambiente. As inscrições estão abertas para todo o país até o dia 16 de julho, por meio do link www.sebrae.com.br/desafioagrotech.

Serão selecionadas até 20 propostas inovadoras, sendo até dez oportunidades de ideias de empreendedores e até dez voltadas para startups em operação ou tração. As propostas devem estar alinhadas à solução de problemas ou identificação de oportunidades que tragam melhoras socioambientais para a cadeia produtiva de grãos, tais como: redução de emissão de carbono, diminuição de perdas e ineficiências, gestão de resíduos, uso eficiente de energia, controle ou redução de defensivos químicos, eficiência no uso de recursos hídricos, conservação do solo e soluções colaborativas.

“Um dos pontos centrais é o desafio de aprender a conservar o meio ambiente ao mesmo tempo em que se investe e estimula ideias inovadoras sem causar prejuízo à cadeia de valor que envolve toda a produção de grão. O resultado é a redução do impacto ambiental e o aumento na competitividade do agronegócio de grãos brasileiro”, destaca a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. Já o diretor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf, ressalta a aproximação entre tecnologia e o setor rural: “o valor mais importante que vemos nesta ação é a oportunidade de aproximar a juventude a esse diálogo entre tecnologias digitais e a construção de soluções sustentáveis para a agricultura brasileira”.

Quem garantir o primeiro lugar na categoria startups ganhará o direito de participar de uma feira com foco em sustentabilidade, em Paris, na França, em dezembro deste ano. Já a vencedora na categoria de ideias ganhará a participação na Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), a ser realizada em outubro em São Paulo.

Para os interessados, todo o regulamento já está disponível e as inscrições, que são gratuitas, pelo Portal do Sebrae: www.sebrae.com.br/desafioagrotech

 

Similar Articles

Menos custos para a produção de silo no semiárido

Menos custos para a produção de silo no semiárido 0

A redução dos custos de produção da silagem acontece através do consorcio de milho e

Receita – Cuscuz Desmanchadinho com Sardinha

Receita – Cuscuz Desmanchadinho com Sardinha 0

Por: Gomes da Costa   INGREDIENTES: 3 colheres (sopa) de Azeite Carbonell 1 cebola picada 2 tomates maduros, sem pele e

A cadeia produtiva do leite investe em tecnologia digital para crescer em produtividade

A cadeia produtiva do leite investe em tecnologia digital para crescer em produtividade 0

A produção de leite está presente em 99% dos municípios brasileiros e só este percentual

O solo do cerrado pode ser recuperado com uma planta leguminosa nativa

O solo do cerrado pode ser recuperado com uma planta leguminosa nativa 0

Estima-se que metade dos mais de dois milhões de quilômetros quadrados do Cerrado, segundo maior

Organização Mundial de Saúde Animal deve reconhecer o Brasil livre de aftosa com vacina

Organização Mundial de Saúde Animal deve reconhecer o Brasil livre de aftosa com vacina 0

O Comitê Científico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) recomendou que o Brasil seja

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE