Nordeste Rural | Homepage
Advertisement

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Água

🕔22.mar 2017

águaO Dia Mundial da Água, é uma data instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. Neste ano, o tema do Dia Mundial da Água é “Águas residuais” – o termo designa os recursos hídricos que após serem utilizados em alguma atividade humana deixam de ser próprios para consumo, mas que podem ser tratados para reaproveitamento ou para adequada reabsorção pela natureza. Segundo a ONU, mais de 80% do esgoto produzido no mundo volta à natureza sem ser tratado e cerca de 1,8 bilhão de pessoas usam fontes de água contaminadas por fezes.

O dia é saudado anualmente por gestores e membros do corpo técnico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição que tem a água como eixo condutor de suas ações.

O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente sob a coordenação da Organização das Nações Unidas. O objetivo da data é atrair a atenção de governos, de setores produtivos e da sociedade civil para a necessidade de ações de proteção dos recursos hídricos e de promoção de amplo acesso a água limpa.

De acordo com a ONU, atualmente mais de 663 milhões de pessoas no mundo vivem sem uma fonte segura de água próxima de casa. A cada ano, 842 mil mortes são causadas por falta de saneamento e higiene, bem como pelo consumo de água imprópria. Dados divulgados neste mês pela Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que a cada ano 361 mil crianças de até cinco anos morrem por diarreia porque não têm acesso a água potável, esgoto e higiene.

Nesse contexto, a Codevasf tem envidado constantes esforços para preservar a água das áreas em que atua. Desde 2007, a empresa investiu mais de R$ 1,3 bilhão na implantação de sistemas de esgotamento sanitário e ligações domiciliares de coleta apenas em municípios da Bacia do Rio São Francisco. Ao todo, 90 sistemas tiveram obras concluídas: 85 na Bacia do São Francisco e 5 na Bacia do Rio Parnaíba.

“A Codevasf é uma empresa pública cuja missão é promover desenvolvimento nas regiões em que atua. Água de qualidade é o ingrediente fundamental para que possamos cumprir essa missão institucional. O pensamento do corpo técnico e dos gestores da empresa está sempre direcionado para a proteção da água, para seu uso sustentável e para a ampliação do número de pessoas com acesso a ela para múltiplos usos”, afirma Kênia Marcelino, presidente da Companhia.

 

Similar Articles

Árvore na janela

Árvore na janela 0

A imagem inédita se repetiu. Mais uma árvore crescendo em lugar inapropriado. Desta vez foi

Adubo verde in natura com aproveitamento de uma leguminosa do cerrado

Adubo verde in natura com aproveitamento de uma leguminosa do cerrado 0

A camaratuba – cratylia argente – tem como uma de suas características a fixação biológica

Atenção para os donos de granjas de avicultura

Atenção para os donos de granjas de avicultura 0

Para facilitar o controle sanitário das granjas de todo o Brasil, o Ministério da Agricultura,

São Paulo perde para o Mato Grosso na primeira análise do VPR de 2018

São Paulo perde para o Mato Grosso na primeira análise do VPR de 2018 0

A primeira estimativa do valor bruto da produção agropecuária (VBP) para 2018 é de R$

Previsão de chuva para todas as regiões brasileiras nos próximos 15 dias

Previsão de chuva para todas as regiões brasileiras nos próximos 15 dias 0

Muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e até de alguns estados da Região

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE