Nordeste Rural | Homepage

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Água

🕔22.mar 2017

águaO Dia Mundial da Água, é uma data instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. Neste ano, o tema do Dia Mundial da Água é “Águas residuais” – o termo designa os recursos hídricos que após serem utilizados em alguma atividade humana deixam de ser próprios para consumo, mas que podem ser tratados para reaproveitamento ou para adequada reabsorção pela natureza. Segundo a ONU, mais de 80% do esgoto produzido no mundo volta à natureza sem ser tratado e cerca de 1,8 bilhão de pessoas usam fontes de água contaminadas por fezes.

O dia é saudado anualmente por gestores e membros do corpo técnico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição que tem a água como eixo condutor de suas ações.

O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente sob a coordenação da Organização das Nações Unidas. O objetivo da data é atrair a atenção de governos, de setores produtivos e da sociedade civil para a necessidade de ações de proteção dos recursos hídricos e de promoção de amplo acesso a água limpa.

De acordo com a ONU, atualmente mais de 663 milhões de pessoas no mundo vivem sem uma fonte segura de água próxima de casa. A cada ano, 842 mil mortes são causadas por falta de saneamento e higiene, bem como pelo consumo de água imprópria. Dados divulgados neste mês pela Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que a cada ano 361 mil crianças de até cinco anos morrem por diarreia porque não têm acesso a água potável, esgoto e higiene.

Nesse contexto, a Codevasf tem envidado constantes esforços para preservar a água das áreas em que atua. Desde 2007, a empresa investiu mais de R$ 1,3 bilhão na implantação de sistemas de esgotamento sanitário e ligações domiciliares de coleta apenas em municípios da Bacia do Rio São Francisco. Ao todo, 90 sistemas tiveram obras concluídas: 85 na Bacia do São Francisco e 5 na Bacia do Rio Parnaíba.

“A Codevasf é uma empresa pública cuja missão é promover desenvolvimento nas regiões em que atua. Água de qualidade é o ingrediente fundamental para que possamos cumprir essa missão institucional. O pensamento do corpo técnico e dos gestores da empresa está sempre direcionado para a proteção da água, para seu uso sustentável e para a ampliação do número de pessoas com acesso a ela para múltiplos usos”, afirma Kênia Marcelino, presidente da Companhia.

 

Similar Articles

O impressionante crescimento da produção de soja no Brasil

O impressionante crescimento da produção de soja no Brasil 0

Nos últimos 20 anos, o crescimento anual da produção de soja no Brasil foi de

Cientistas usam uma planta amazônica para aumentar a quantidade do ômega 3 no tambaqui

Cientistas usam uma planta amazônica para aumentar a quantidade do ômega 3 no tambaqui 0

Pesquisa desenvolvida na Embrapa Amazônia Ocidental (AM) conseguiu resultados promissores ao buscar aumentar a quantidade

Entidades do agronegócio afinam as regras de conduta para melhorar a participação do país no mercado internacional

Entidades do agronegócio afinam as regras de conduta para melhorar a participação do país no mercado internacional 0

Um encontro entre representantes do agronegócio e o Secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e

A história do cultivo da soja no Brasil

A história do cultivo da soja no Brasil 0

A soja vem sendo cultivada há mais de duas décadas em 15 estados brasileiros, portanto,

Produtores de arroz se reúnem hoje para definir metas de exportação

Produtores de arroz se reúnem hoje para definir metas de exportação 0

A participação do arroz brasileiro no mercado internacional nos próximos dois anos terá um ponto