Nordeste Rural | Homepage

Fazendas podem produzir energia o ano inteiro com as usinas híbridas de energia

🕔22.Maio 2020

Usinas hibridasSão as usinas solar e de biogás que juntas têm a capacidade de ampliar o potencial energético dos produtores rurais. É um novo modelo que permite o máximo aproveitamento da eletricidade gerada com resíduos orgânicos e mantém as usinas e fazendas produzindo energia o ano inteiro.

A produção de energia a partir da queima do bagaço da cana de açúcar ou de outros compostos orgânicos é uma prática adotada por boa parte das usinas de açúcar e álcool brasileiras, respondendo por aproximadamente 7% da matriz energética brasileira em termos de potência outorgada. Mas, na maioria dos casos, é prejudicial ao meio ambiente.

Isto permite produzir a própria eletricidade no local de consumo, reduzir perdas e destinar corretamente os resíduos, o que reduz o custo de um insumo que pesa bastante na produção rural. Mas, esta capacidade pode aumentar ainda mais se combinada com outra fonte de produção de energia, também instalada no mesmo terreno das usinas: sistemas fotovoltaicos.

Trata-se de um novo modelo que combina biogás e energia solar, que está sendo desenvolvido pelo Grupo Alexandria, e terá capacidade para extrair o máximo do potencial de geração das duas fontes: compostos orgânicos e o sol.

São as usinas híbridas, que vão elevar o patamar de produção de energia dos produtores rurais. Durante o dia, os painéis fotovoltaicos geram a eletricidade para o funcionamento da usina. Já os resíduos orgânicos gerados, são transformados em biogás, que é armazenado em cilindros ou grandes reservatórios para ser usado nos momentos em que não há radiação solar, ou para abastecer caminhões e máquinas colheitadeiras, por exemplo.

“As usinas poderão gerar 100% de toda a energia que os produtores rurais consomem em suas fazendas, agroindústrias e granjas de forma constante e distribuída, por todo o período de funcionamento, sem interrupção”, explica Alexandre Brandão, CEO do Grupo Alexandria.

 

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE