Nordeste Rural | Homepage
Advertisement

Cuidados que o produtor deve ter para oferecer uma carne suína de qualidade

🕔30.jul 2016

criação de suínosPara oferecer uma carne de boa qualidade ao consumidor é preciso que o produtor tome alguns cuidados antes de iniciar a criação de suínos. A nutrição, a escolha da raça dos animais, o sexo e o peso são aspectos importantes para a qualidade da carne. A demanda do mercado, hoje, é de carcaças magras, com menos gordura.

Para o pesquisador Fábio Enrique Lemos Budiño, do Instituto de Zootecnia da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, órgão da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, a restrição alimentar pode ser qualitativa e quantitativa. Qualitativa é quando se altera a qualidade da ração, incluindo alimentos fibrosos à dieta. Já a restrição quantitativa é quando ocorre a redução da quantidade de ração fornecida diariamente ao suíno. Em vez do comedouro sempre cheio, o produtor pode alimentar os animais em alguns períodos do dia e, desta forma, reduzir o consumo alimentar. “Assim, o suíno produz uma carne mais magra”, destaca o pesquisador.

O sexo é outro fator que influencia na qualidade da carne de porco. Na criação de porcos para abate, o produtor tem de castrar os animais machos, uma vez que o animal inteiro passa para a carne sabores diferentes daqueles que o consumidor está acostumado. Já as fêmeas produzem uma carne mais magra, ou seja, com menos gordura.

 

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE