Nordeste Rural | Homepage

Copa dos Campeões de Vaquejada é em Pernambuco

🕔10.mar 2017

parque rufina borgaEste ano, a 1ª Copa dos Campeões abre o calendário das competições nacionais da modalidade. O evento ocorre até o próximo domingo, 12 de março, no Parque Rufina Borba, em Bezerros, no Agreste. Como em anos anteriores, o parque também receberá o Congresso & Derby de Vaquejada, já na 8ª edição. As competições serão promovidas em paralelo à 1ª Copa dos Campeões, pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Segundo o Departamento de Esportes da ABQM, serão distribuídos R$ 320 mil em prêmios, nos três campeonatos.

Participam da Copa dos Campeões cavalos e cavaleiros habilitados que atingiram pontuações nos eventos oficiais e oficializados da ABQM, realizados no ano passado. “Já o Derby é exclusivo para animais com até 6 anos hípicos e o Congresso para cavalos com no mínimo 3 anos hípicos. Nesta competição, a habilitação não é obrigatória, mas pode proporcionar ao competidor e ao animal a participação na Copa dos Campeões do próximo ano”, explica Fábio Pinto da Costa, presidente da ABQM. A entrada no parque e na arena é gratuita.

As Vaquejadas modernas se tornaram um negócio, que gera cerca de 700 mil empregos e movimenta mais de R$ 600 milhões ao ano. Pernambuco está entre as principais sedes de provas no Nordeste, região onde a atividade ganhou popularidade na segunda metade do século XX. Em 2016, o Estado recebeu dois campeonatos oficiais da maior raça equina do país: Quarto de Milha.

De acordo com a Associação Brasileira de Vaquejadas (ABVAQ), a prática se modernizou e passou a se autorregular para preservar a saúde de animais e vaqueiros. A introdução do protetor de cauda é um dos cuidados com os bovinos para evitar danos à sua saúde. “O equipamento é um rabo artificial feito com uma malha de nylon que é fixado na base do rabo do boi e que reveste toda a cauda”, assegura o presidente da ABVAQ, Paulo Fernando Filho (Cuca). O cumprimento do regulamento de Bem-Estar Animal também é fiscalizado pela ABQM.

Como já é tradição, neste sábado 11, à noite, começando às 18 horas, vai acontecer o 12º Leilão do Haras Casa Branca e convidados. São 44 lotes com animais de genética comprovada e domados para competições de vaquejada.

 

Similar Articles

Projeto ajuda jovens agricultores do Ceará a estudar e se manter na terra

Projeto ajuda jovens agricultores do Ceará a estudar e se manter na terra 0

Projovem Campo É o projeto Projovem Campo Saberes da Terra. O objetivo é trazer de

Incentivo ao plantio de cacau pretende tornar o Brasil autossuficiente

Incentivo ao plantio de cacau pretende tornar o Brasil autossuficiente 0

O Brasil é o sétimo produtor de cacau do mundo, atrás da Costa do Marfim,

Um jeito de garantir alimento para os animais nos períodos de seca

Um jeito de garantir alimento para os animais nos períodos de seca 0

Uma alternativa para garantir a manutenção de animais como caprinos e ovinos, além de bovinos,

Uma semente transgênica de algodão branco

Uma semente transgênica de algodão branco 0

A semente de algodão branco é uma cultivar de porte médio e ciclo longo, indicada

A importância da mandioca para todas as regiões do Brasil

A importância da mandioca para todas as regiões do Brasil 0

Alimento energético, rico em carboidrato, a mandioca é um dos principais ícones da agricultura brasileira

http://www.flashppt.com/images/tangramone.swf