Nordeste Rural | Homepage
Advertisement

Como ganhar mais dinheiro com o bom uso do bananal

🕔26.abr 2015

bananal 1A escolha da área e das mudas são os primeiros passos para o sucesso do bananal. “O agricultor deve procurar mudas sadias e de uma variedade adaptada à região. A área precisa ter características de solos apropriadas ao cultivo e o local deve ser de acesso fácil para facilitar o transporte dos frutos”, destaca o pesquisador da Embrapa Acre, Romeu de Andrade Neto.

A banana é um importante produto para a agricultura familiar porque serve como alimento e fonte de renda. Apesar de simples, a cultura requer alguns cuidados no manejo para garantir o sucesso da produção. Na etapa inicial, a análise de solos é uma ferramenta importante que auxiliará no cálculo da adubação. “É preciso o acompanhamento de um profissional para determinar o melhor método de adubação e o agricultor pode procurar a assistência técnica estadual para fazer isso”, diz.

Outro ponto que o pesquisador destaca é a necessidade do agricultor estar atento ao bananal, realizando visitas freqüentes para verificar se há ataque de pragas e doenças e executar as medidas de controle e de manejo. “O agricultor precisa estar constantemente no bananal, fazendo as práticas culturais que destacamos para, dessa forma, elevar a produtividade do bananal”, afirma Romeu.

 

 

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE