Nordeste Rural | Homepage
Advertisement
[ X ]

Como fazer e escolher as melhores plantas para o processo de ensilagem

🕔19.jul 2019

silo no chãoPara fazer a silagem de milho, utilizam-se as mesmas variedades para produção de grãos adaptadas à região. A planta deve ser cortada inteira quando os grãos estiverem no ponto farináceo. O rendimento é de 20 a 30 toneladas de massa verde por hectare. As variedades de sorgo mais indicadas para a ensilagem são aquelas que podem ser usadas para produção de forragem e grão. Da mesma forma que o milho, a planta do sorgo deve ser cortada inteira quando o grão estiver em ponto farináceo. A produção é de 20 a 40 toneladas por hectare.

Já o capim elefante deve ser cortado quando estiver com 1,8 metros de altura, entre 60 e 70 dias depois de plantado. Como o capim tem muita água em sua composição, é necessário murchá-lo antes de colocar no silo. O processo de ensilagem, se feito de forma correta, gera um alimento com alta concentração de nutrientes e bem aceito pelos animais. Para que a silagem produzida seja de boa qualidade é necessário observar três aspectos importantes: o material que será ensilado; a umidade do material; e a retirada do oxigênio dentro do silo por meio da compactação.

O ponto ideal de corte de milho e sorgo para a silagem é quando os grãos estão no estágio de farináceo duro, quando a planta acumula a maior quantidade de matéria seca e melhor qualidade nutricional. O corte deve ser feito entre 5 e 10 cm de altura do chão.

As plantas devem ser picadas em pedaços de 2 a 3 cm. Pedaços grandes atrapalham o processo de compactação e permitem ao animal uma maior seleção, aumentando as perdas no cocho. Pedaços muito pequenos geram uma perda acentuada de nutrientes e favorecem uma compactação acentuada da massa.

O enchimento do silo deve ser feito o mais rápido possível para que a fermentação do material aconteça de forma homogênea. Para isso, o produtor deve planejar a logística para utilização de máquinas e mão-de-obra.

Para fazer a compactação, uma das etapa mais importante do processo. Nesta fase ocorre a expulsão de oxigênio de dentro do silo, que pode ser feita de várias maneiras: pisoteio animal ou humano;  ou ainda com uso de tratores, rolos ou tambores compactados.

A última fase do processo de ensilagem consiste no fechamento do silo com lona plástica, material vegetal morto e terra. Deve ser muito bem feita para impedir a troca de oxigênio entre o ambiente e o material ensilado. A cobertura de lona plástica com material vegetal seco e terra é muito importante para aumentar a durabilidade da lona e diminuir o aquecimento da superfície do silo, que pode ocasionar perda do valor nutricional da silagem.

Para o engenheiro-agrônomo da Embrapa Caprinos e Ovinos, Lucas Oliveira, a silagem quando bem feita e bem manejada é uma ótima fonte de alimento para os rebanhos nas épocas do ano quando não há disponibilidade de pastagem. A compactação adequada e a vedação correta fazem com que o silo armazene alimento de qualidade para os animais por vários anos, podendo ser considerado uma poupança de alimento que o produtor só utilizará quando houver grande necessidade. “Outro ponto importante quando falamos de silagem é o uso do silo. O produtor deve estar sempre atento ao fato de que uma vez aberto o silo ele deve ser consumido totalmente, sem interrupções. Não podemos abrir o silo e tentar fazer a vedação novamente para fornecer aos animais em outro momento do ano. Seguindo com atenção as orientações de preparo e manejo da silagem, o produtor terá um alimento de qualidade para fornecer aos seus rebanhos sempre que necessário”, conclui.

 

Similar Articles

Sementes de alface mais resistente ao calor

Sementes de alface mais resistente ao calor 0

São duas novas cultivares de alface que possuem mecanismos diferentes para burlar o calor e

Aumenta o uso do controle biológico nas lavouras brasileiras

Aumenta o uso do controle biológico nas lavouras brasileiras 0

O uso de biodefensivos agrícolas como estratégia de controle biológico de pragas e doenças tem

Cuidados para combater a raiva bovina

Cuidados para combater a raiva bovina 0

A doença atinge todos os mamíferos e animais silvestres. O principal transmissor da raiva é

Estudo mostra quais as melhores regiões para plantar algodão herbáceo

Estudo mostra quais as melhores regiões para plantar algodão herbáceo 0

O levantamento mostra as melhores áreas de plantio do algodão herbáceo para o Distrito Federal

Maior evento indoor do agronegócio nordestino já tem data para acontecer

Maior evento indoor do agronegócio nordestino já tem data para acontecer 0

É o 27º Agrinordeste que vai reunir expositores de onze estados brasileiros a partir do

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE