Nordeste Rural | Homepage

Como criar frangos de corte atendendo as boas práticas ambientais

🕔29.jul 2017

frango de corte 2As boas práticas ambientais são uma lista de ações que visam manter a produção de frangos e preservar o meio ambiente. O produtor interessado em adotar essas práticas deve ficar atento à legislação para a criação de aves e seguir suas recomendações quanto ao uso do solo e das matas, ao tratamento dos resíduos da criação, à água que o animal vai beber, à qualidade da ração que vai ser dada ao frango e ao destino das carcaças dos animais.

O pesquisador Júlio Cezar Palhares, da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia / SC) explica que “além do retorno econômico o produtor tem também um retorno de imagem, já que cumpre todas as normais ambientas”. Júlio Palhares aconselha o avicultor a procurar um técnico para ajudar na implantação das boas práticas e chama a atenção para os cuidados a serem tomados com as instalações da granja. Como o Brasil é um país muito grande, cada avicultor deve tomar cuidados diferentes em relação às situações climáticas. “A direção do vento e fonte de energia para o aquecimento dos frangos são algumas coisas que o produtor deve avaliar quando o assunto são as instalações para os animais”, exemplifica Palhares.

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. Para manter essa posição, a avicultura nacional precisa fazer ainda melhor o que já faz bem. É por isso que as boas práticas, sejam de produção ou ambientais, vão se tornar indispensáveis para quem deseja continuar atuando no mercado industrial e mesmo para o produtor que adota uma avicultura alternativa. A venda de produtos diferenciados é voltada para um consumidor ainda mais exigente do que aquele que se preocupa apenas com o preço. Esse consumidor quer saber como o frango foi produzido e se a granja respeita as questões ambientais. Assim, as boas práticas ambientais na produção de frango são uma mistura de responsabilidade com o meio ambiente e visão de mercado.

 

Similar Articles

O uso de forragens para obter mais alimentos para os animais

O uso de forragens para obter mais alimentos para os animais 0

O cultivo de forrageiras traz economia para o pecuarista que podem gastar menos com a

A palma nos jardins da França

A palma nos jardins da França 0

Incrível, mas a palma forrageira, tão conhecida no nordeste para alimentar o gado, também é

É possível fazer defensivos caseiros para o controle de pragas e doenças das hortaliças

É possível fazer defensivos caseiros para o controle de pragas e doenças das hortaliças 0

O ataque de pragas e doenças é um dos maiores problemas enfrentados por pequenos ou

Um cercado francês no outono

Um cercado francês no outono 0

O cercado está pronto para receber os animais. O pasto é verde e exuberante, como

Uma semente de macaxeira sem fiapo e mais produtiva

Uma semente de macaxeira sem fiapo e mais produtiva 0

Uma macaxeira amarela, macia e saborosa, a Aipim Manteiga não apresenta fibras, tem sabor adocicado

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE