Nordeste Rural | Homepage

Como aprender a irrigar hortaliças economizando água e com sustentabilidade

🕔21.abr 2017

livro irriga hortaliçasHortaliças são sensíveis tanto à falta quanto ao excesso de água, e ainda que se possa pensar que o manejo da irrigação é simples, a prática exige conhecimento e tecnologia. Nessa linha, a Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) tem desenvolvido e adaptado, desde sua criação, tecnologias para o manejo da irrigação para as principais hortaliças produzidas no País.

Em tempos de crise hídrica, saber quando, quanto e como irrigar as hortaliças está entre as práticas mais importantes para o sucesso de seu cultivo. O lançamento da 4ª edição do livro “Irrigação por Aspersão em Hortaliças – qualidade da água, aspectos do sistema e método prático de manejo” tem tudo para ajudar o produtor a usar corretamente a água e obter bons resultados.

E foi justamente a necessidade de levar ao produtor informações práticas e desmistificar a dificuldade de se usar corretamente a irrigação no cultivo de hortaliças, que levou os autores a lançarem, uma publicação, destinada principalmente a produtores e técnicos, que traz informações sobre a seleção e avaliação de sistemas de irrigação por aspersão, sobretudo de sistemas convencionais – os mais usados em hortaliças –, associação da irrigação com doenças e, ainda, uma metodologia que permite ao usuário determinar, de forma rápida e simples e sem a necessidade de equipamentos e cálculos complicados, o intervalo entre regas e a quantidade de água por irrigação para 58 hortaliças.

Nesta 4ª edição, totalmente revista, atualizada e ampliada, foram ainda incluídos os tópicos “Manejo de irrigação em solos com cobertura de palhada” e “Irrigação para proteção contra geada”. Para os autores, apostar numa publicação de irrigação, que tem a praticidade como foco, irá garantir competitividade à cadeia produtiva de hortaliças e maior lucratividade para o produtor. O autor e pesquisador Waldir Aparecido Marouelli acrescenta que “o uso das estratégias de manejo preconizadas na publicação traz ainda a sustentabilidade como um grande diferencial, por reduzir o consumo de água e de energia na irrigação”.

O livro é uma produção da Embrapa Informação Tecnológica e da Embrapa Hortaliças, e está disponível para venda na Livraria Embrapa por R$ 30. A segunda edição pode ser acessada pelo Portal Embrapa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3448-4236.

 

 

 

Similar Articles

Projeto ajuda jovens agricultores do Ceará a estudar e se manter na terra

Projeto ajuda jovens agricultores do Ceará a estudar e se manter na terra 0

Projovem Campo É o projeto Projovem Campo Saberes da Terra. O objetivo é trazer de

Incentivo ao plantio de cacau pretende tornar o Brasil autossuficiente

Incentivo ao plantio de cacau pretende tornar o Brasil autossuficiente 0

O Brasil é o sétimo produtor de cacau do mundo, atrás da Costa do Marfim,

Um jeito de garantir alimento para os animais nos períodos de seca

Um jeito de garantir alimento para os animais nos períodos de seca 0

Uma alternativa para garantir a manutenção de animais como caprinos e ovinos, além de bovinos,

Uma semente transgênica de algodão branco

Uma semente transgênica de algodão branco 0

A semente de algodão branco é uma cultivar de porte médio e ciclo longo, indicada

A importância da mandioca para todas as regiões do Brasil

A importância da mandioca para todas as regiões do Brasil 0

Alimento energético, rico em carboidrato, a mandioca é um dos principais ícones da agricultura brasileira

http://www.flashppt.com/images/tangramone.swf