Nordeste Rural | Homepage

Como aprender a irrigar hortaliças economizando água e com sustentabilidade

🕔21.abr 2017

livro irriga hortaliçasHortaliças são sensíveis tanto à falta quanto ao excesso de água, e ainda que se possa pensar que o manejo da irrigação é simples, a prática exige conhecimento e tecnologia. Nessa linha, a Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) tem desenvolvido e adaptado, desde sua criação, tecnologias para o manejo da irrigação para as principais hortaliças produzidas no País.

Em tempos de crise hídrica, saber quando, quanto e como irrigar as hortaliças está entre as práticas mais importantes para o sucesso de seu cultivo. O lançamento da 4ª edição do livro “Irrigação por Aspersão em Hortaliças – qualidade da água, aspectos do sistema e método prático de manejo” tem tudo para ajudar o produtor a usar corretamente a água e obter bons resultados.

E foi justamente a necessidade de levar ao produtor informações práticas e desmistificar a dificuldade de se usar corretamente a irrigação no cultivo de hortaliças, que levou os autores a lançarem, uma publicação, destinada principalmente a produtores e técnicos, que traz informações sobre a seleção e avaliação de sistemas de irrigação por aspersão, sobretudo de sistemas convencionais – os mais usados em hortaliças –, associação da irrigação com doenças e, ainda, uma metodologia que permite ao usuário determinar, de forma rápida e simples e sem a necessidade de equipamentos e cálculos complicados, o intervalo entre regas e a quantidade de água por irrigação para 58 hortaliças.

Nesta 4ª edição, totalmente revista, atualizada e ampliada, foram ainda incluídos os tópicos “Manejo de irrigação em solos com cobertura de palhada” e “Irrigação para proteção contra geada”. Para os autores, apostar numa publicação de irrigação, que tem a praticidade como foco, irá garantir competitividade à cadeia produtiva de hortaliças e maior lucratividade para o produtor. O autor e pesquisador Waldir Aparecido Marouelli acrescenta que “o uso das estratégias de manejo preconizadas na publicação traz ainda a sustentabilidade como um grande diferencial, por reduzir o consumo de água e de energia na irrigação”.

O livro é uma produção da Embrapa Informação Tecnológica e da Embrapa Hortaliças, e está disponível para venda na Livraria Embrapa por R$ 30. A segunda edição pode ser acessada pelo Portal Embrapa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3448-4236.

 

 

 

Similar Articles

Novas técnicas de cultivo podem incluir a macaúba como fonte de renda para o agricultor

Novas técnicas de cultivo podem incluir a macaúba como fonte de renda para o agricultor 0

Produzir agroenergia e alimentos na mesma área pode ser um negócio lucrativo e viável. É

Primeiro centro de manejo racional para bovinos de corte no Brasil

Primeiro centro de manejo racional para bovinos de corte no Brasil 0

O Centro de manejo racional de bovinos de corte é uma nova infraestrutura, viabilizada pela

Pesquisadores trabalham para domesticar a macaúba no nordeste

Pesquisadores trabalham para domesticar a macaúba no nordeste 0

A palmeira ainda é uma planta em processo de domesticação. Ou seja, há carência de

O agricultor pode fazer treinamentos em três cursos sem sair de casa

O agricultor pode fazer treinamentos em três cursos sem sair de casa 0

Três novos cursos de ensino à distância com foco em temas do agronegócio foram lançados

Feira Livre – Passe o fim de semana no friozinho de Gravatá.

Feira Livre – Passe o fim de semana no friozinho de Gravatá. 0

Oportunidade: alugo para fins de semana ou temporada -  apartamento tipo flat no edifício Gravatá, com

http://www.flashppt.com/images/tangramone.swf