Nordeste Rural | Homepage
Advertisement
[ X ]

Búfalo bem selecionado pode garantir uma melhor produção de leite e carne

🕔27.jun 2015

bufalo_leiteiroA adoção de técnicas que promovam a melhoria na alimentação, saúde, manejo, reprodução e melhoramento genético de bubalinos contribuem para aumentar os indicadores de produção, com destaque para o aumento no número de animais que podem ser criados na mesma área, mais produtivos, com fêmeas apresentando melhores índices reprodutivos e maior produção de leite.

As recomendações do especialista, médico-veterinário Talmir Quinzeiro Neto, da Embrapa Amazônia Oriental, são de que  “Para melhor a produção, à semelhança de uma casa, o produtor deve se atentar, primeiramente, para os alicerces. Assim, o bom desenvolvimento dos animais se inicia pela alimentação, sendo o pasto o alimento mais barato e de melhor custo-benefício”, destaca Talmir.

Nesse aspecto, segundo ele, o criador precisa saber que capim mais se adequa à sua região e manejá-lo com respeito às exigências da planta, levando-se em conta o adubo adequado, conforme indicado em resultados de análises de solo. “É necessário lembrar também do sal mineral e suplementações alimentares, de acordo com a categoria animal, produção e época do ano quando necessárias”, complementa.

O médico-veterinário da Embrapa Amazônia Oriental destaca, ainda, que o manejo do rebanho é fundamental para a melhoria da produção de leite e carne de búfalo. Como primeiro passo, o produtor deve fazer a separação dos animais por lote, segundo sexo, idade e produção, bem como anotações de informações, como data de nascimento, práticas realizadas e produtos aplicados, com ênfase nas doenças ocorrentes, vermifugações e vacinações. Outra dica é realizar o acompanhamento mensal dos pesos, por meio de balanças, e das produções de leite, por meio de baldes marcados, para identificação dos melhores animais e os cuidados diferenciados.

Com relação à reprodução de búfalos, o criador deve observar a idade dos animais, evitando-se coberturas indesejadas, com animais de pouca idade. Outra dica é evitar cruzamentos entre animais parentes, pois podem acarretar sérios prejuízos ao rebanho, com animais subdesenvolvidos. Machos e fêmeas de baixa fertilidade também devem ser descartados.

Similar Articles

Cuidados para combater a raiva bovina

Cuidados para combater a raiva bovina 0

A doença atinge todos os mamíferos e animais silvestres. O principal transmissor da raiva é

Estudo mostra quais as melhores regiões para plantar algodão herbáceo

Estudo mostra quais as melhores regiões para plantar algodão herbáceo 0

O levantamento mostra as melhores áreas de plantio do algodão herbáceo para o Distrito Federal

Maior evento indoor do agronegócio nordestino já tem data para acontecer

Maior evento indoor do agronegócio nordestino já tem data para acontecer 0

É o 27º Agrinordeste que vai reunir expositores de onze estados brasileiros a partir do

Receita – Empadão Sertanejo

Receita – Empadão Sertanejo 0

INGREDIENTES: Massa 3 xícaras de Farinha de Trigo Finna 250 g de margarina 1 gema 3 colheres de sopa de

Previsão de recorde na produção de grãos na safra 2018/2019

Previsão de recorde na produção de grãos na safra 2018/2019 0

Em comparação com a safra anterior, o crescimento será de 6% ou 13,7 milhões de

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE