Nordeste Rural | Homepage

Brasil vai colher mais soja na safra deste ano

🕔12.set 2017

soja - colheita com tratorA produção de soja no Brasil deve crescer mais de 13% a cada ano, nos campos do Brasil. Num levantamento histórico podemos ver que nos últimos 20 anos, o crescimento anual da produção de soja no Brasil foi de 3,5 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 13,4% a cada ano. A produção brasileira saltou, na safra 1996/1997, de 26 milhões de toneladas para 95 milhões de toneladas, na safra 2015/2016. De acordo com avaliação da Embrapa Soja, com base em dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o incremento na produção brasileira tem relação direta com o aumento da produtividade e da área cultivada.

A área de plantio cresceu um milhão de hectares por ano e o aumento da produtividade foi de aproximadamente 34 kg por hectare por ano. As mesmas taxas de crescimento da produtividade foram observadas nos dados registrados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Isso nos mostra que o aumento da produção de soja no Brasil é resultante tanto do aumento da área cultivada quanto da produtividade. Também destacamos que a produtividade da soja brasileira não está estagnada, pelo contrário, vem crescendo a cada ano, assim como a área cultivada”, diz o pesquisador Alvadi Balbinot, da Embrapa Soja. “Apesar de a produtividade ser importante, do ponto de vista do negócio, a rentabilidade deve ser a prioridade do produtor”, avalia.

Na avaliação do pesquisador, o aumento da produção não ocorreu somente em função do incremento de área, mas também pelo aumento na produtividade, que é uma medida de eficiência, porque representa mais quilogramas de grãos por unidade de área. Comparando a safra 2016/2017 com a anterior, houve aumento de 600 mil hectares em área e de 468 kg/ha em rendimento, resultando em uma produção de 17,6 milhões de toneladas superior. Portanto, do total produzido nos 33 milhões de hectares de soja, cerca de dois milhões de toneladas vieram da expansão da área, e o restante (15,6 milhões de t) foi resultado do aumento da produtividade no campo.

Similar Articles

Começa hoje a maior feira de tecnologia digital para a agricultura

Começa hoje a maior feira de tecnologia digital para a agricultura 0

O evento reunirá as maiores referências do digital e do agronegócio para discutir e apresentar

Receitas – Aprenda a combinar saladas e molhos

Receitas – Aprenda a combinar saladas e molhos 0

Os molhos sempre foram boas pedidas tanto para aqueles que já são fãs de saladas

A importância de fazer acompanhamento dos gastos para ter lucro na pecuária de corte

A importância de fazer acompanhamento dos gastos para ter lucro na pecuária de corte 0

O produtor que quiser se manter na atividade da pecuária de corte e obter lucro

Orientações para uso correto dos agrotóxicos

Orientações para uso correto dos agrotóxicos 0

Agrotóxicos fazem parte de um conjunto de tecnologias usadas nas atividades agropecuárias e que permitiram

Estudo diz que melhoramento genético na pecuária ajuda a reduzir os gases de efeito estufa

Estudo diz que melhoramento genético na pecuária ajuda a reduzir os gases de efeito estufa 0

O projeto “Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: geração de valor na produção intensiva de

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE