Nordeste Rural | Homepage

Bahia se organiza para combater a Sigatoka-negra

🕔03.abr 2016

doencas da banana6Com o surgimento da Sigatoka-negra, importante doença da cultura da banana, na Bahia, os técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) solicitaram que um representante do Mapa viesse ao estado para uma discussão em conjunto sobre as medidas a serem adotadas com relação à mitigação de riscos e ao projeto para reconhecimento de novas áreas livres da doença em outras regiões onde ainda não foram observados focos.

A reunião realizada na Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas,reuniu o fiscal federal agropecuário Ériko Sedoguchi e técnicos da Adab, do Mapa, a Chefia e equipes da Pesquisa e do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia. Na ocasião, Alessandro da Silva Oliveira, fiscal estadual agropecuário da Adab, apresentou um projeto para contingência da praga e algumas medidas para mitigação de risco que estão sendo implementadas nas áreas onde foi identificada a doença. “O conteúdo da apresentação está de acordo com a legislação relativa à Sigatoka-negra. Acredito que não haverá problemas para a implantação do sistema de mitigação de risco no estado. E nas áreas onde ainda não foram observados focos, nós vamos analisar a proposta para reconhecimento de área livre da doença”, afirmou Ériko.

Sobre o papel da Embrapa no conjunto de medidas, Ériko destaca o desenvolvimento de variedades resistentes. “Essas variedades podem ser adotadas pelos produtores, principalmente nas regiões onde a praga já ocorre, visando manter a produtividade e evitando perdas comerciais.” Ele acrescenta que a ocorrência está restrita a poucas regiões (Recôncavo e sul do estado). “De modo que, mantendo a situação atual, acreditamos que seja possível reconhecer algumas áreas livres no estado. Com o controle de trânsito para proteger as áreas livres e a adoção de variedades resistentes nas áreas com a presença da praga, acreditamos que seja possível manter a ocorrência da Sigatoka-negra sob controle”, complementou.

 

 

Similar Articles

Pernambucano ganha dinheiro vendendo insetos para alimento de animais

Pernambucano ganha dinheiro vendendo insetos para alimento de animais 0

O comércio de insetos no Brasil está em crescimento e não é de agora que

As vantagens do pastejo integrado entre ovinos e bovinos

As vantagens do pastejo integrado entre ovinos e bovinos 0

Foto: Capri Virtual Praticada em várias partes do mundo, a exploração integrada tem em sua

Receita – Drink maracujack

Receita – Drink maracujack 0

INGREDIENTES:   50 ml de whiskey Jack Daniel’s Meio maracujá 1 colher de sopa de açúcar Refrigerante Citrus   MODO DE FAZER:   Em

O efeito estufa interfere na produção de hortaliças

O efeito estufa interfere na produção de hortaliças 0

O fenômeno do aquecimento global, vem influenciando drasticamente atividades humanas e também com reflexos na

Receita – Cheesecake de Limão com Frutas Vermelhas

Receita – Cheesecake de Limão com Frutas Vermelhas 0

Chef Camila Camargo INGREDIENTES:   Massa 300g bolacha maisena 140g de manteiga derretida 40g de açúcar   Recheio 678g cream cheese em temperatura ambiente 207g

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE