Nordeste Rural | Homepage

Avicultura sofre mais com as mudanças climáticas

🕔09.mai 2017

aves no aviárioO calor é fatal para qualquer criação de aves, no Brasil. Pesquisas mostram que animais adultos são sensíveis a altas temperaturas e apresentam elevada mortalidade acima de 38°C de temperatura ambiente. O estresse por calor é responsável por grandes perdas no rendimento de frangos, provocando diminuição do peso corporal e aumento de mortalidade. Essas aves têm seu máximo desenvolvimento entre 18 e 20°C, apresentando temperatura média da superfície da pele ao redor de 33ºC e temperatura interna de 41ºC. Cientistas pesquisam soluções como aclimatação, melhoramento genético e tecnologias relacionadas à infraestrutura das granjas.

Conforme a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (SP) Magda Lima, há necessidade de mais estudos e levantamentos sobre as localidades sujeitas a temperaturas diárias extremas cujas condições sejam críticas para a atividade avícola. Um trabalho desse tipo foi realizado por pesquisadores da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (Feagri/Unicamp) no Estado de São Paulo. No estudo, temperaturas diárias acima de 32ºC foram consideradas extremas. O estudo também descobriu que as médias registradas das temperaturas mínimas são bons indicadores de risco. Com esses números, é possível prever aumento ou redução de risco para a atividade caso as médias subam ou desçam, ao longo do tempo.

“Algumas reações aos efeitos da mudança do clima na avicultura incluem a redução do consumo de alimento, na performance de poedeiras, nos níveis de fertilidade; atividade reduzida; aumento da mortalidade e surgimento de doenças,” detalha a pesquisadora da Embrapa, que lembra outro efeito indireto importante: um cenário de aquecimento global afetaria também as lavouras de grãos, componente majoritário da dieta das aves.

 

 

Similar Articles

Primavera começa com chuva no Brasil

Primavera começa com chuva no Brasil 0

Foto Gaúcha Começou oficialmente, ontem, a estação da primavera no Brasil. Ela vai do dia

Fazer silo em saco é barato e ajuda a guardar alimento para o período de seca

Fazer silo em saco é barato e ajuda a guardar alimento para o período de seca 0

O método facilita a vida do pequeno produtor rural porque é barato e fácil de

A importância de armazenar bem a farinha de mandioca

A importância de armazenar bem a farinha de mandioca 0

A valorização da farinha de mandioca para o momento da sua comercialização é uma preocupação

Começa hoje a maior feira de tecnologia digital para a agricultura

Começa hoje a maior feira de tecnologia digital para a agricultura 0

O evento reunirá as maiores referências do digital e do agronegócio para discutir e apresentar

Receitas – Aprenda a combinar saladas e molhos

Receitas – Aprenda a combinar saladas e molhos 0

Os molhos sempre foram boas pedidas tanto para aqueles que já são fãs de saladas

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE