Nordeste Rural | Homepage

Avicultura sofre mais com as mudanças climáticas

🕔09.mai 2017

aves no aviárioO calor é fatal para qualquer criação de aves, no Brasil. Pesquisas mostram que animais adultos são sensíveis a altas temperaturas e apresentam elevada mortalidade acima de 38°C de temperatura ambiente. O estresse por calor é responsável por grandes perdas no rendimento de frangos, provocando diminuição do peso corporal e aumento de mortalidade. Essas aves têm seu máximo desenvolvimento entre 18 e 20°C, apresentando temperatura média da superfície da pele ao redor de 33ºC e temperatura interna de 41ºC. Cientistas pesquisam soluções como aclimatação, melhoramento genético e tecnologias relacionadas à infraestrutura das granjas.

Conforme a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (SP) Magda Lima, há necessidade de mais estudos e levantamentos sobre as localidades sujeitas a temperaturas diárias extremas cujas condições sejam críticas para a atividade avícola. Um trabalho desse tipo foi realizado por pesquisadores da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (Feagri/Unicamp) no Estado de São Paulo. No estudo, temperaturas diárias acima de 32ºC foram consideradas extremas. O estudo também descobriu que as médias registradas das temperaturas mínimas são bons indicadores de risco. Com esses números, é possível prever aumento ou redução de risco para a atividade caso as médias subam ou desçam, ao longo do tempo.

“Algumas reações aos efeitos da mudança do clima na avicultura incluem a redução do consumo de alimento, na performance de poedeiras, nos níveis de fertilidade; atividade reduzida; aumento da mortalidade e surgimento de doenças,” detalha a pesquisadora da Embrapa, que lembra outro efeito indireto importante: um cenário de aquecimento global afetaria também as lavouras de grãos, componente majoritário da dieta das aves.

 

 

Similar Articles

O impressionante crescimento da produção de soja no Brasil

O impressionante crescimento da produção de soja no Brasil 0

Nos últimos 20 anos, o crescimento anual da produção de soja no Brasil foi de

Cientistas usam uma planta amazônica para aumentar a quantidade do ômega 3 no tambaqui

Cientistas usam uma planta amazônica para aumentar a quantidade do ômega 3 no tambaqui 0

Pesquisa desenvolvida na Embrapa Amazônia Ocidental (AM) conseguiu resultados promissores ao buscar aumentar a quantidade

Entidades do agronegócio afinam as regras de conduta para melhorar a participação do país no mercado internacional

Entidades do agronegócio afinam as regras de conduta para melhorar a participação do país no mercado internacional 0

Um encontro entre representantes do agronegócio e o Secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e

A história do cultivo da soja no Brasil

A história do cultivo da soja no Brasil 0

A soja vem sendo cultivada há mais de duas décadas em 15 estados brasileiros, portanto,

Produtores de arroz se reúnem hoje para definir metas de exportação

Produtores de arroz se reúnem hoje para definir metas de exportação 0

A participação do arroz brasileiro no mercado internacional nos próximos dois anos terá um ponto