Nordeste Rural | Homepage

Aumenta a venda de sêmen bovino no primeiro semestre

🕔19.set 2015

botijão de semenNos seis primeiros meses dos anos foram 7,6 milhões de doses comercializadas em todo o Brasil. O número foi divulgado pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA). No relatório sobre o desempenho do setor no primeiro semestre de 2015, a pecuária de corte chama atenção, com crescimento nas vendas de 8% em relação ao mesmo período de 2014.

“É um bom resultado, principalmente, se observarmos que o maior impacto no corte aparece a partir de agosto, ou seja, a tendência é que essa porcentagem seja ainda maior nesse segundo semestre”, comenta Márcio Nery, diretor da Asbia e da ABS Pecplan, ressaltando que o bom momento deste setor da pecuária favorece os investimentos. “Acredito que até mesmo produtores de leite passaram a comprar sêmen de reprodutores de corte para criação de bezerros, ampliando as oportunidades de negócio na fazenda. Afinal com a falta de animais, o mercado está absorvendo todo tipo de bezerro em função da demanda reprimida”, destaca.

Em termos gerais – incluindo corte e leite, as vendas de sêmen no país se mantiveram estáveis neste 1º semestre, com crescimento de 0,3%. Já as exportações cresceram significativamente 36% em produtos voltados para corte e 54% nos de leite. A separação dos dados de comércio interno e externo foi adotada pela atual direção da Asbia. “Assim temos a real percepção da realidade do mercado”, afirma o diretor.

Segundo Nery, a expectativa é que o setor de inseminação termine 2015 com um crescimento entre 5% e 6%. Em 2014, o aumento foi de 4,49% em relação a 2013. Com relação o sêmen por raças, o relatório da Asbia destacou a venda de sêmen Angus, que subiu 281% neste período, liderando o ranking das raças de corte em 2014 com mais de 3,299 milhões de doses. “Cresce a Iatf, cresce a demanda por um bezerro de qualidade, crescem as vendas de sêmen de Angus”, comenta Márcio Nery. Já entre as raças leiteiras, a holandesa dominou 64% do mercado no ano passado, com mais de 3,144 milhões de doses vendidas.

 

Similar Articles

A possibilidade de bons negócios leva o produtor rural correr aos bancos e aumentar o volume de contratação do crédito agrícola

A possibilidade de bons negócios leva o produtor rural correr aos bancos e aumentar o volume de contratação do crédito agrícola 0

As contratações de crédito agrícola, no primeiro bimestre do Plano Agrícola e Pecuário 2018/19, tiveram

Entenda as diferenças de bovinos criados em confinamento e os criados a pasto

Entenda as diferenças de bovinos criados em confinamento e os criados a pasto 0

É no campo que quase tudo acontece, com a alimentação do animal cumprindo papel determinante

Os benefícios da castanha-do-brasil para a saúde humana

Os benefícios da castanha-do-brasil para a saúde humana 0

Versátil e nutritiva, a castanha-do-brasil ou castanha-do-pará, um dos produtos mais comuns e famosos da

Controle da plantação de mandioca no semiárido usando o sistema de produção agroecológica

Controle da plantação de mandioca no semiárido usando o sistema de produção agroecológica 0

O sistema de produção agroecológico visa o resgate de práticas agrícolas já conhecidas pelos produtores,

Aprenda a cultivar e processar a colheita da erva-doce

Aprenda a cultivar e processar a colheita da erva-doce 0

A erva-doce é uma planta cultivada em quase todo o Brasil. Na Região Nordeste, o

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE