Nordeste Rural | Homepage
Advertisement

Alterações no tempo provocam mudanças no clima em várias partes do país

🕔24.nov 2018

tempo para o fim de semana

O avanço de uma frente fria pela região Sul do Brasil irá mudar o tempo e com isso, há previsão de chuvas generalizadas sobre grande parte das regiões produtoras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A tendência é que este sistema avance sobre o Paraná e sobre a região Sudeste entre hoje e domingo. São esperadas chuvas também sobre o Paraná, Mato Grosso do Sul e em toda a região Sudeste e Centro-Oeste ao longo do final de semana e começo da próxima. Tanto no Paraná quanto no Mato Grosso do Sul as chuvas serão bastante benéficas para a elevação dos níveis de água no solo, dando plenas condições ao desenvolvimento das lavouras de soja, milho, cana de açúcar e café e as demais culturas.

Mas em Goiás, Mato Grosso e em boa parte de Minas Gerais o retorno das chuvas generalizadas deixará o tempo fechado, com baixas taxas de radiação solar e com excesso de umidade sobre as plantas. Este padrão meteorológico não ajuda em nada o pleno desenvolvimento das lavouras, principalmente da soja.

O problema é que esse padrão de tempo fechado e chuvoso deverá persistir ao longo de toda semana. A frente fria também estará avançando sobre a Região Nordeste, onde irá provocar chuvas sobre as áreas produtoras do MATOPIBA. A chuva colabora para elevar os níveis de umidade do solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras e, sobretudo, ao avanço do plantio da soja e do milho, que em várias propriedades se encontra paralisado a espera de novas chuvas.

Segundo os mapas de previsão, as chuvas deverão persistir ao longo de toda a semana que vem sobre a faixa centro-norte do país mantendo as condições extremamente favoráveis tanto ao plantio quanto ao desenvolvimento das lavouras.

A tendência é que a primeira quinzena de dezembro venha ser com chuvas regulares e em bons volumes sobre grande parte do MATOPIBA. Em especial, sobre as áreas produtoras do Piauí, onde as chuvas ainda estão bastante irregulares. Ou seja, a partir da semana que vem, volta a chover muito bem em todo o Brasil, com exceção apenas para algumas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que deverá ter mais uma semana de tempo aberto e sem chuvas após a passagem dessa frente fria.

Similar Articles

Um exemplo comunitário: um movimento espalha hortas orgânicas por uma cidade britânica

Um exemplo comunitário: um movimento espalha hortas orgânicas por uma cidade britânica 0

Foto: Vamos comer melhor Agora, na cidade inglesa de Todmorden, a pequena população de 17

Consultas públicas para regulamentação da produção de queijo minas meia cura e outros queijos

Consultas públicas para regulamentação da produção de queijo minas meia cura e outros queijos 0

Este queijo é um produto tradicionalmente brasileiro, com fabricação originária em Minas Gerais, mas atualmente

Será instalado hoje em Pernambuco o Comitê estadual do AgroNordeste

Será instalado hoje em Pernambuco o Comitê estadual do AgroNordeste 0

A criação do comitê estadual do Agronordeste, em Pernambuco será implantado nesta sexta-feira, com a

Receita – Espaguete com Frango aos 4 queijos

Receita – Espaguete com Frango aos 4 queijos 0

INREDIENTES: 1 embalagem de Espaguete Speciale Vitarella 1 kg de peito de frango 5 dentes de alho 600 g

Prêmio para um programa de apoio ao produtor de leite

Prêmio para um programa de apoio ao produtor de leite 0

É o Programa Balde Cheio da Embrapa, criado há 21 anos, para facilitar a transferência

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE