Nordeste Rural | Homepage
Advertisement

Alimentos para consumo próprio podem ser produzidos nos espaços urbanos

🕔14.nov 2017

Um trabalho com agricultura urbana desenvolvido pelo pesquisador Alberto Feiden, da Embrapa Pantanal (Corumbá – MS) desde 2006, é uma excelente oportunidade para utilização de espaços urbanos para a produção agroecológica e apresenta os conceitos básicos que envolvem a agricultura urbana. Segundo Feiden, a expressão é utilizada para se referir a cultivos de espécies vegetais de interesse em áreas localizadas dentro da cidade, com fins de consumo próprio ou para venda em mercados e feiras locais.

A diversidade de culturas e o fato das áreas potencialmente produtivas encontradas em cidades estarem situadas em espaços fortemente modificados pelo homem são fatores que podem gerar problemas quanto ao uso de tecnologias. Assim, a adoção de um modelo de produção agroecológico é o mais indicado para a prática da agricultura urbana.

“O objetivo é utilizar a agroecologia como a base tecnológica para a agricultura urbana, em que a reciclagem de nutrientes é a principal prioridade. Desta forma, o processo da Embrapa Pantanal propõe a utilização de consórcios, rotações, diversificação de cultivos, busca de auto-suficiência em nitrogênio por meio da fixação biológica e uso de leguminosas; a integração entre produção animal e vegetal e adubação alternativa com a reciclagem de resíduos orgânicos disponíveis com a produção de composto orgânico, por exemplo; entre outras práticas. Além disso, é importante destacar o potencial dos produtos da agricultura urbana para o atendimento da população local e os cuidados necessários para se produzir alimentos de qualidade,” acrescenta o pesquisador.

 

Similar Articles

Previsão de chuva para todas as regiões brasileiras nos próximos 15 dias

Previsão de chuva para todas as regiões brasileiras nos próximos 15 dias 0

Muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e até de alguns estados da Região

Agora é oficial: produtores de vinhos coloniais já estão registrados

Agora é oficial: produtores de vinhos coloniais já estão registrados 0

Os primeiros empreendimentos familiares gaúchos aptos à comercialização de Vinho Colonial, enquadrados na Lei 12.959/2014,

Uma árvore no telhado

Uma árvore no telhado 0

Inacreditável, mas está foto foi feita em pleno centro do Recife, mais precisamente na rua

Receita – cheesecake de frutas vermelhas

Receita – cheesecake de frutas vermelhas 0

Pelo: Estúdio Gastronômico Luna Garcia (SP)   INGREDIENTES: 300g de cream cheese 300g de creme de leite fresco 1 colher de

Abertas inscrições para um curso de Especialização em Manejo do Solo

Abertas inscrições para um curso de Especialização em Manejo do Solo 0

A Escola Superior de Agricultura Luiz de queiroz – ESALQ/USP - por meio do Programa

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE