Nordeste Rural | Homepage
Advertisement

Alerta para os criadores de cavalos: começa a temporada de vacinação

🕔22.jan 2018

Vacina em cavaloO protocolo de imunização de cavalos deve ser realizado entre os meses de janeiro e fevereiro. A vacinação adequada é uma ferramenta estratégica, que garante o bem-estar dos animais e previne o surgimento de uma série de doenças graves que podem levar os cavalos ao óbito. Por isso, os criadores precisam seguir rigorosamente o calendário de imunização.

Com o avanço crescente do mercado equestre e do agronegócio por todo o país, os animais são frequentemente submetidos a aglomeração e ao transporte, práticas que estimulam à disseminação de doenças. “A vacinação ajuda a proteger os equinos contra enfermidades colaborando para a manutenção da saúde animal, principalmente quando feita dentro do cronograma correto de imunização, por isso, é importante que os criadores sigam corretamente o cronograma de imunização. Os meses de janeiro e fevereiro marcam a temporada de vacinação contra Gripe Equina, Encefalomielite Equina, Tétano, Raiva e Garrotilho”, explica a Gerente de Linha da Unidade de Equinos da Ceva Saúde Animal, Baity Leal.

A Raiva e Encefalomielite são transmitidas por um vírus. Essas enfermidades atingem o sistema nervoso dos animais, provocando uma série de distúrbios neurológios, que, na maioria das vezes, levam o animal a óbito. Além disso, por serem zoonoses, essas doenças podem contaminar os humanos.

A vacinação dos equinos no Brasil segue as normas do Programa Nacional de Sanidade de Equinos (PNSE), que estipula quais vacinas são obrigatórias, como por exemplo, a de influenza equina, e quais enfermidades necessitam de notificação compulsória. No entanto, o programa de imunização pode variar conforme a localização da tropa, o tipo de atividade realizada pelo animal e, também, em casos de epidemias.

“É importante ressaltar que todo esquema de vacinação em equinos deve respeitar quesitos como quantidade e intervalo entre doses, além de seguir corretamente as necessidades de reforços de cada vacina”, finaliza Baity.

 

Similar Articles

Reconhecidos os primeiros vinhos brasileiros produzidos na técnica de boas práticas

Reconhecidos os primeiros vinhos brasileiros produzidos na técnica de boas práticas 0

A Vinícola Ravanello, no município de Gramado (RS), é a primeira empresa brasileira a apresentar

A importância e a produção mundial de mamona

A importância e a produção mundial de mamona 0

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO),

Os benefícios do milhos como alimento

Os benefícios do milhos como alimento 0

O cereal é bastante nutritivo.  De acordo com a nutricionista Bianca Naves, da Predilecta, o

Pernambuco faz uma boa cobertura de vacinação contra a aftosa

Pernambuco faz uma boa cobertura de vacinação contra a aftosa 0

Os dados divulgados pela Adagro de Pernambuco confirmam que 94% do rebanho do Estado foi

Será no mês que vem, no Brasil, o maior festival de vinho da América Latina

Será no mês que vem, no Brasil, o maior festival de vinho da América Latina 0

É o Rio Wine And Food Festival que chega aos seu 6º ano de realização.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE