Nordeste Rural | Homepage

A preparação para a excelência da reprodução das vacas nelores

🕔26.jun 2018

vacas neloreO Brasil possui mais de 80 milhões de cabeças de vacas matrizes, a maior parte desses animais é formada por animais de sangue Nelore. Na bovinocultura comercial, em que o bezerro é o objetivo inicial e o boi gordo o produto final, a participação da fêmea é total e a necessidade de boas mães para a produção é uma questão que merece atenção especial em toda propriedade de cria.

É exatamente assim que acontece na fazenda Cibrapa, unidade mato-grossense do criatório Carpa Serrana. Em cada estação de monta, é feito um planejamento específico para a fecundação de 11 mil matrizes Nelore –  que vão parir os bezerros de corte de genética Carpa e as fêmeas que serão apartadas para reposição no grande rebanho.

Todo criatório que prioriza a viabilidade econômica e a melhoria do rebanho bovino promove o descarte automático de matrizes. No geral, as vacas que não emprenharam, as que não produziram leite suficiente para nutrir as crias, as que desmamam bezerros com peso 20% abaixo da média de seus contemporâneos e as que estão com idade considerada avançada (cerca de 10 anos) são retiradas do plantel. Com isso, entre 15% e 20% das fêmeas de um rebanho acabam substituídas por novilhas em idade reprodutiva a cada ano.

A Carpa seleciona Nelore há mais de 40 anos e sempre foi um criatório inovador. A empresa pecuária foi a primeira do Brasil a fazer Transferência de Embriões, realizar abates técnicos na raça Nelore e utilizar receptoras Nelore em seus programas de reprodução assistida. Comandado pelo pecuarista Eduardo Biagi, o trabalho da Carpa é considerado um dos melhores e de mais relevância no Brasil, especialmente quando o assunto é novilho precoce. Com um rebanho de mais de 30 mil cabeças, o criatório ganhou notoriedade por unir o conceito de melhoramento com base em avaliações genéticas ao de seleção morfológica.

Similar Articles

O combate ao pulgão da erva-doce é fácil e barato

O combate ao pulgão da erva-doce é fácil e barato 0

A erva-doce, planta medicinal, aromática e condimentar, muito cultivada na Mesorregião do Agreste paraibano é

Receita – Drink para a primavera: Margarita

Receita – Drink para a primavera: Margarita 0

INGREDIENTES: 1 ¹/² dose de tequila el Jimador Blanco Suco de ¹/² limão 55 ml de licor de

O desperdício de alimento no Brasil

O desperdício de alimento no Brasil 0

A dupla mais famosa da culinária brasileira, o arroz e feijão, quem diria, estão entre

Feira Livre – Passe o fim de semana no friozinho de Gravatá.

Feira Livre – Passe o fim de semana no friozinho de Gravatá. 0

Oportunidade: alugo para fins de semana ou temporada -  apartamento tipo flat no edifício Gravatá, com

Receita  – Cassoulet com harmonização de vinho

Receita – Cassoulet com harmonização de vinho 0

INGREDIENTES:   500 ml de caldo de frango 1 paio ou linguiça defumada (150 g) 1 peito de frango

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE