Nordeste Rural | Homepage

A preparação para a excelência da reprodução das vacas nelores

🕔26.jun 2018

vacas neloreO Brasil possui mais de 80 milhões de cabeças de vacas matrizes, a maior parte desses animais é formada por animais de sangue Nelore. Na bovinocultura comercial, em que o bezerro é o objetivo inicial e o boi gordo o produto final, a participação da fêmea é total e a necessidade de boas mães para a produção é uma questão que merece atenção especial em toda propriedade de cria.

É exatamente assim que acontece na fazenda Cibrapa, unidade mato-grossense do criatório Carpa Serrana. Em cada estação de monta, é feito um planejamento específico para a fecundação de 11 mil matrizes Nelore –  que vão parir os bezerros de corte de genética Carpa e as fêmeas que serão apartadas para reposição no grande rebanho.

Todo criatório que prioriza a viabilidade econômica e a melhoria do rebanho bovino promove o descarte automático de matrizes. No geral, as vacas que não emprenharam, as que não produziram leite suficiente para nutrir as crias, as que desmamam bezerros com peso 20% abaixo da média de seus contemporâneos e as que estão com idade considerada avançada (cerca de 10 anos) são retiradas do plantel. Com isso, entre 15% e 20% das fêmeas de um rebanho acabam substituídas por novilhas em idade reprodutiva a cada ano.

A Carpa seleciona Nelore há mais de 40 anos e sempre foi um criatório inovador. A empresa pecuária foi a primeira do Brasil a fazer Transferência de Embriões, realizar abates técnicos na raça Nelore e utilizar receptoras Nelore em seus programas de reprodução assistida. Comandado pelo pecuarista Eduardo Biagi, o trabalho da Carpa é considerado um dos melhores e de mais relevância no Brasil, especialmente quando o assunto é novilho precoce. Com um rebanho de mais de 30 mil cabeças, o criatório ganhou notoriedade por unir o conceito de melhoramento com base em avaliações genéticas ao de seleção morfológica.

Similar Articles

Cientistas brasileiros criam uma cultivar de mamona sem veneno para os animais

Cientistas brasileiros criam uma cultivar de mamona sem veneno para os animais 0

A pesquisa genética foi desenvolvida pelos pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Eles conseguiram

Um porta-enxerto híbrido ajuda a proteger o plantio de pimentão contra as pragas

Um porta-enxerto híbrido ajuda a proteger o plantio de pimentão contra as pragas 0

É o BRS Acará, porta-enxerto híbrido que tem como público-alvo produtores de pimentão em cultivo

Receita:  Sopa de Cebola

Receita: Sopa de Cebola 0

Esta sopa está no cardápio do restaurante 150 Maksoud, localizado no Hotel Maksoud Plaza, em

Tempo beneficia as lavouras de inverno

Tempo beneficia as lavouras de inverno 0

O tempo no Brasil vai se dividir entre a faixa litorânea do nordeste e o

Reconhecidos os primeiros vinhos brasileiros produzidos na técnica de boas práticas

Reconhecidos os primeiros vinhos brasileiros produzidos na técnica de boas práticas 0

A Vinícola Ravanello, no município de Gramado (RS), é a primeira empresa brasileira a apresentar

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE