Nordeste Rural | Homepage
Advertisement

A hora certa de colher o capim para a forragem do rebanho

🕔29.jan 2018

corte do capimPara aprender a manejar o pasto corretamente, deve-se primeiramente entender que o capim cresce em ritmo variável, em função do clima, da fertilidade do solo, da espécie forrageira, do sistema de pastejo e da carga animal. Um relato da maioria dos pecuaristas diz que frequentemente enfrentam problemas com a forragem passada, de baixo valor nutritivo, “envaretada” (com excesso de hastes), o que causa frustração das metas de desempenho animal. Isso pode ser resolvido pelo manejo adequado do pasto, que é um recurso de custo baixíssimo e de grande efeito econômico.

Em alguns casos, principalmente em sistemas de produção extensivos, pequenas mudanças no manejo podem melhorar muito a produção. Para colher o capim no momento certo, pode-se utilizar um sistema diferente de manejo, baseado em alturas fixas do dossel, e não em dias fixos de intervalo de descanso. Isso porque quando as plantas forrageiras encontram-se em ambiente favorável, em solos férteis e/ou adubados, com alta temperatura e precipitação, elas crescem rápido e ficam prontas para serem colhidas mais cedo, comumente muito antes de um período fixo de descanso de 28 a 35 dias no verão.

Mas para o manejo de pastos rotacionados com base na altura exige que o pecuarista esteja disposto a inspecionar os piquetes diariamente ou treinar alguém para fazer isso. A transição para esse método de pastejo não precisa ser imediata. O pecuarista pode começar reduzindo os tempos fixos de descanso, ou começar a manejar áreas pequenas com base na altura, para aprender a observar o crescimento do capim.

A pesquisadora do Instituto de Zootecnia de São Paulo, Alessandra Giacomini, diz que a colheita do capim no tempo certo, respeitando o ritmo de crescimento de cada capim, respeitando-se a fisiologia da planta forrageira, se consegue colher a forragem sempre no ponto ótimo, o que é bom para garantir a longevidade das pastagens, o ganho dos animais e o lucro do produtor, pois haverá melhor aproveitamento do capim produzido.

 

Similar Articles

Reconhecidos os primeiros vinhos brasileiros produzidos na técnica de boas práticas

Reconhecidos os primeiros vinhos brasileiros produzidos na técnica de boas práticas 0

A Vinícola Ravanello, no município de Gramado (RS), é a primeira empresa brasileira a apresentar

A importância e a produção mundial de mamona

A importância e a produção mundial de mamona 0

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO),

Os benefícios do milhos como alimento

Os benefícios do milhos como alimento 0

O cereal é bastante nutritivo.  De acordo com a nutricionista Bianca Naves, da Predilecta, o

Pernambuco faz uma boa cobertura de vacinação contra a aftosa

Pernambuco faz uma boa cobertura de vacinação contra a aftosa 0

Os dados divulgados pela Adagro de Pernambuco confirmam que 94% do rebanho do Estado foi

Será no mês que vem, no Brasil, o maior festival de vinho da América Latina

Será no mês que vem, no Brasil, o maior festival de vinho da América Latina 0

É o Rio Wine And Food Festival que chega aos seu 6º ano de realização.

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE