Nordeste Rural | Homepage
/

A boa produção de tomate depende do diagnóstico e do controle de pragas

🕔27.jul 2015

tomateO tomate é uma das principais hortaliças cultivadas no mundo, sendo alvo de inúmeros problemas fitossanitários. A Embrapa Hortaliças tem, historicamente, atuado nessa cadeia produtiva, realizando pesquisas em fitossanidade dentro do Projeto de Melhoramento Genético do Tomateiro. Entretanto, a crescente demanda por trabalhos voltados ao aprimoramento de métodos de diagnose de pragas e à geração de informações essenciais ao manejo indicou a necessidade de criação de um projeto específico de fitossanidade.

Assim, este projeto tem como objetivo contribuir para a redução das perdas causadas pelas pragas em cultivos comerciais de tomateiro. Ações de levantamento de pragas propiciarão a identificação dos principais problemas para que sejam caracterizados. Estudos epidemiológicos serão realizados para pragas-chave e as informações geradas serão utilizadas para o desenvolvimento de práticas de controle, incluindo recomendação de cultivares comerciais com resistência, previsão de doenças, uso de porta-enxertos, redução de fonte de inóculo no campo, e controle biológico e químico.

As principais pragas abordadas no projeto são: fungos, bactérias, vírus, nematoides, insetos e plantas daninhas. O objetivo principal é contribuir para viabilizar, em um futuro próximo, a implantação de sistemas de produção integrada de tomateiro. O universo de pragas é extenso e dinâmico e as atividades deste projeto estão focadas em pragas-chave selecionadas, entretanto, esforços serão envidados para se contribuir efetivamente de forma a responder às demandas atuais e futuras identificadas, sempre em parceria com o setor produtivo.

 

Similar Articles

É possível fazer defensivos caseiros para o controle de pragas e doenças das hortaliças

É possível fazer defensivos caseiros para o controle de pragas e doenças das hortaliças 0

O ataque de pragas e doenças é um dos maiores problemas enfrentados por pequenos ou

Um cercado francês no outono

Um cercado francês no outono 0

O cercado está pronto para receber os animais. O pasto é verde e exuberante, como

Uma semente de macaxeira sem fiapo e mais produtiva

Uma semente de macaxeira sem fiapo e mais produtiva 0

Uma macaxeira amarela, macia e saborosa, a Aipim Manteiga não apresenta fibras, tem sabor adocicado

Casa de campo na França

Casa de campo na França 0

A casa de campo na França tem características de aconchego. Está pronta para enfrentar as

Simetria do caqui

Simetria do caqui 0

Cor e simetria do caqui são encantadores. Uma beleza natural que não podemos perder e

CITEquin - Hospital do Cavalo, Paudalho-PE